7ª Semana de Relações Internacionais

As Relações Internacionais hoje: Estadocentrismo e Desglobalização?

Cadastro de doadores de Medula Osséa – REDOME

Publicado por samarari em agosto 22, 2009

A Sage – Empresa Jr. de Relações Internacionais – através do seu Projeto Social firmou uma parceria com o Hemocentro de Marília para o cadastro de doadores de medula osséa durante a 7ª Semana de Relações Internacionais da Unesp. O cadastro será realizado no dia 25 de agosto (terça-feira) das 11h às 14h nas proximidades do Anfiteatro I da Unesp. Contamos com a participação de todos.

COMO SE TORNAR UM DOADOR DE MEDULA?

  1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde.
  2. Para o cadastro é necessário apresentar o RG para preencher uma ficha com os dados pessoais, telefone de contato (que não celular), e o nome e telefone de duas pessoas para referência, em caso de não localizar o indivíduo no telefone próprio. E no mesmo horário, colher um simples exame de sangue para tipagem (10ml).
  3. Seu sangue será tipado, que é um teste de laboratório para identificar sua tipagem HLA.
  4. Sua tipagem HLA será cadastrada no REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
  5. Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado.
  6. Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade.
  7. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação.
  8. Seu atual estado de saúde será então avaliado.
  9. Existem duas formas de doar medula: uma por punção direta da medula óssea e outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aférese). A punção direta da medula é realizada com agulha, na região da bacia e retira-se uma quantidade de “tutano” (medula) equivalente à uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia e o procedimento dura em média 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e pode retomar suas atividades no dia seguinte. A sensação do doador é de que recebeu uma injeção oleosa, não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas. O único risco do doador é o de se submeter a uma anestesia.

A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células mãe. As células mãe, migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode dar uma dor no corpo, como uma gripe.

O médico vai informar sobre qual a melhor forma de coleta de células para aquele paciente. Dependendo da doença e da fase em que se encontra, o paciente pode se beneficiar mais com uma forma de doação.

ATENÇÃO: Ao se inscrever no REDOME, você não doará a medula de imediato. Será extraída apenas uma amostra de sangue para identificar sua genética. Apenas quando surgir um paciente compatível, você será chamado para a realização de novos exames.

COMO SURGIRAM VÁRIAS DÚVIDAS QUANTO AO CADASTRO NO REDOME, SEGUE ABAIXO O QUE VC DEVE FAZER PARA VERIFICAR SE ESTÁ CADASTRADO NO MESMO.

PEÇO QUE AQUELES QUE ME MANDARAM SEU ENDEREÇO ATUALIZADO QUE ENVIEM PARA O E-MAIL DO REDOME.

RESSALTO QUE NÃO FAZEMOS PARTE DO REDOME, APENAS FIZEMOS UMA CAMPANHA NA FACULDADE PARA ESTIMULAR OS ALUNOS A SE TORNAREM DOADORES.

QUAISQUER DÚVIDAS PROCUREM UM HEMOCENTRO, OU ENTREM EM CONTATO COM O REDOME.

E QUANTO A NÃO SEREM CHAMADOS PARA A DOAÇÃO, ISSO É NORMAL, POIS AS CHANCES DE ENCONTRAR ALGUÉM COMPATÍVEL SÃO PEQUENAS.

Para saber se você realmente está cadastrado ( a ) no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, basta enviar o nome completo, a data de nascimento, a naturalidade, onde e quando foi feito o cadastramento (se não souber data exata, mande aproximada) para esse email:

OU pelo Telefone (021) 3970-6177  OU    (021) 3970-4100      

Você receberá resposta com seu número de doador.

IMPORTANTE SALIENTAR QUE QUANDO A PESSOA SE CADASTRA OS DADOS FICAM ATÉ A PESSOA COMPLETAR 70 ANOS.

IMPORTANTE: SE A PESSOA MUDOU DE TELEFONE OU ENDEREÇO ELA PRECISA SE RECADASTRAR.

SITE DO REDOME: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=677

E MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.doemedula.com/redome

21 Respostas para “Cadastro de doadores de Medula Osséa – REDOME”

  1. Katia Pierre da Costa Medeiros disse

    Fiz meu cadastro em 2009 em uma campanha feita aqui em Niterói. Gostaria de saber se sou apta a ser doadora de medula.

    • samarari disse

      Oi, Katia!
      O cadastro é nacional, se você já o fez em Niterói seu nome já está no banco de dados do REDOME, se um dia encontrarem uma pessoa que seja compatível com você, pode ter certeza que entrarão em contato. É só ficar no aguardo. Att, Samara

  2. carmem disse

    boa tarde, só preciso atualizar meus dados. já sou cadastrada e tenho cartão num. 1053514. como faço?

    • samarari disse

      Oi, Carmen. Se vocé já é cadastrada no REDOME e mudou de endereço procure o hemocentro de sua cidade e lá eles atualizarão seu cadastro. Att, Samara

  3. tais regina luppi disse

    eu ja sou doadora de sangue o meu tipo sanguineo e ab+,e gostaria de ser doadora de medula ossea e de orgaos,acho que todas as pessoas dever ser doadores que satisfaçao de saber que mesmo depois da morte estarei salvando muitas vidas.obrigada pela atençao

    • samarari disse

      Oi, Taís! Para se cadastrar no REDOME você pode ir ao hemocentro de sua cidade que lá eles fazem esse serviço, ou participar em alguma campanha da campo que eles também fazem. O cadastro é nacional, uma vez que você o faça só será necessário atualizar o cadastro caso altere algum dado lá disponibilizado. Quanto a doação de órgãos o que você pode fazer é avisar sua família sobre sua vontade e pedir para que eles a respeitem pós sua morte. Att, Samara

  4. Zulania Maria de Lacerda Borges disse

    Fiz meu cadastro em um hemocentro com coleta de sangue pra ser doadora de medula,como vou saber se meu nome consta aí no REDOME? Obrigada.

    • samarari disse

      Olá, Zulania!
      O próprio hemocentro é responsável por cadastrar seu nome no Redome, mas como as probabilidades de encontrar pessoas compatíveis são baixas, pode demorar ou mesmo nunca vc será chamada, mas pode ficar tranquila, se vc se cadastrou uma vez, nao precisa se preocupar, pois o registro é nacional e caso seja escolhida entrarão em contato com vc.
      Att,

  5. Gilmar vieira dos santos disse

    Oi, gostaria de dizer que sou doador de medula e ja sou cadastrado no REDOME. mas, nao tenho cartão de cadastro pq mudei de cidade e inclusive muitas mudanças de endereço. Preciso manter-me atualizado, por saber que posso ajudar em salvar vidas. Preciso atualizar meu endereço onde? aguardo retorno. abraço e muito obrigado!

    Gilmar

  6. josiane leal xavier disse

    ola,sou josiane. fiz doação em poa/rs. no ano de 2009 gostaria de confirmar meu nome no cadastro no redome.

  7. Marcos José Pereira disse

    Sou cadastrado como doador no redome, mas após fazer o meu cadastro mudei de telefone e endereço.
    Gostaria de manter contato com esta instituição mas não estou conseguindo, por favor entrem em contato pelo meu email.
    grato

  8. ola paz e prosperidade do arquiteto a vc meu nome é eduardo tenho 28 anos e resido me na cidade de guaratingueta interior de sp eu fiz o cadastramento recentemente minha duvida é no sentido de que foi aprovado meu cadastramento pois ate nessa data nao abtive nenhuma ligaçao por parte dos orgaos competentes a respeito da positividade desse cadastro ,saliento tb a importancia de nos informar a respeito os resultados ,agradeço a atençao a mim oferecido coloco me a disposiçao para eventuais testes sem mais aproveito o ansejo e reinterar protestos de elevada estima e consideraçao a todos filhos e filhas de terra paz e luz du

  9. Jamila Dib Hussein de Arantes disse

    Moro em Formiga, MG. Muitos anos atras fui até Lagoa da Prata, MG, onde estava sendo feita uma campanha de doação de Medula, na firma Embaré, colheram meus dados e sangue para fazer o exame de compatibilidade, porém nunca mais tive notícias. Existe algum site onde eu possa verificar se meu nome está entre os doares de Medula Óssea ou como posso saber se estou cadastrada?
    Obrigada.
    Jamila

  10. Vanderlei Cândido disse

    Gostaria de saber meu número de inscrição e senha do REDOME para eu poder ver as caracteristicas de meu sangue etc., e aguardar um possível receptor de medula óssea. obrigado pela atenção.

  11. jurema sal de oliveira chagas pereira disse

    Me sinto feliz por estar no cadastro só gostaria de ser informada sobre qualquer mudança.Obrigada por está oportunidade.

  12. Michele Brandão disse

    Olá… tenho a carteirinha do redome há uns 2 anos. Me sentiria muito feliz e realizada se um dia eu pudesse ajudar alguém. Gostaria de saber como eu faço para atualizar o meu cadastro, pois já mudei o endereço e o número do telefone. Se alguém puder me dar essa informação, agradeço.

  13. ola, boa noite, gostaria como faço para atualizar meu cadastro de doador de tranplante de medula ossea
    obrigada

  14. edilson santos disse

    já fiz meu cadrastro em 2009
    quando vo receber minha carteirinha de doador de medula

    • samarari disse

      Olá, Edilson!
      Infelizmente não sei quando isoo irá acontecer, mas procure um hemocentro, lá existem pessoas mais qualificadas do que eu para tirar suas dúvidas.
      Att,

  15. diego valdevino marques disse

    nao sei se meu cadastro esta atualizado como faço paraatualiza-lo.
    obrigado

    • samarari disse

      Olá, Diego!
      Procure o hemocentro mais próximo de sua casa, e lá eles poderão te informar sobre como atualizar seu cadastro. E também já acrescentei informações no post sobre isso.Att,

Deixe uma resposta

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

